De olho no consumo

Mesmo com grande demanda, o ritmo do consumo de combustíveis reduziu no país. Nesse terceiro trimestre o crescimento foi de apenas 5% em comparação com o mesmo período do ano passado. Isso ocorre porque o ritmo da economia brasileira está em queda, uma vez que o PIB (Produto Interno Bruto) está estagnado. Outro motivo é a migração do consumo do etanol para a gasolina em razão dos problemas de preço, produção e escassez relacionados a esse combustível.

O cálculo do crescimento é feito partir da soma do volume total consumido desses dois combustíveis mais o diesel, como cada litro de etanol equivale a 0,7 litro de gasolina, essa migração contribuiu para a redução do volume de consumo total. Com isso, a gasolina teve um aumento médio de 18% em consumo, porém o etanol teve uma redução de cerca de 20%. Já em 2010 o consumo total do ano teve um crescimento de 9% em comparação com 2009.

Ainda que menor, a demanda por combustíveis continua crescendo, mantendo a necessidade de se atentar a sua oferta. Especialmente porque o etanol está com uma produção muito abaixo do previsto, uma vez que nesse ano era preciso tê-la aumentado. Segundo informação recente da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), a moagem de cana no Centro-Sul teve queda de 10,2% até o mês de novembro, equivalendo a 488,46 milhões de toneladas. Isso causou uma diminuição de 17,71% na produção de etanol com 20,3 bilhões de litros produzidos.

Com isso, é bastante recomendado prestar atenção no consumo do país, pois pode dar um fôlego na questão de produção ou demandar ações imediatas para reverter alguma situação. Você acha que essa porcentagem vai desacelerar mais ainda?

2011-12-14T00:00:00-02:0014 de dezembro de 2011|Mercado de Combustíveis|

Gostou deste conteúdo da Ruff? Compartilhe:

Precisa de ajuda?

A RUFF, sempre zelando pela integridade de seus negócios, vem por meio deste alertá-los sobre tentativas de FRAUDE que ocorrem no mercado de combustível.

Caso recebam e-mail informando novo boleto e solicitando que desconsiderem o enviado anteriormente pela empresa, desconfiem da idoneidade do teor do mesmo.

Portanto na hipótese de receberem algum e-mail do tipo, favor desconsiderar e entrar em contato imediatamente pelo telefone (19) 2101-7833 ou pelo e-mail [email protected].

Atenção quando realizarem o pagamento de boletos enviados pela RUFF junto com a notas fiscais, ou mesmo por e-mail. No momento do pagamento, após inserir o código de barras, antes de confirmar o pagamento, verifiquem se o beneficiário se está correto.

Lembramos que a RUFF conta ainda com o Portal do Cliente, onde todos os clientes podem verificar notas fiscais, 2a via de boletos e inclusive atualizar boletos vencidos. Caso ainda não possua acesso entrar em contato diretamente com seu vendedor RUFF para obter login/senha e instruções de uso.

Ruff - Energia para Superação