Nosso blog já comentou bastante sobre as mudanças que ocorrerão com a nova legislação ambiental, tendo como principal foco o óleo diesel. Exigindo a utilização da tecnologia Euro 5 nos automóveis, seu resultado será 60% a menos de emissões de óxidos de nitrogênio. Como já aludimos nos textos anteriores sobre o óleo diesel S10 e S50, essa mudança exige adaptações do combustível, dos automóveis, dos próprios postos e do armazenamento de distribuidoras.
A partir de janeiro de 2012 será obrigatória apenas a comercialização de caminhões que comportam o diesel S50, que será vendido a partir desta mesma data. Com isso, as vendas de janeiro a outubro deste ano tiveram uma alta de 15%, chegando a cerca de 143 mil caminhões. Segundo especialistas o crescimento deve continuar até o final de 2011.
Isso acontece porque diversas empresas estão antecipando a renovação de sua frota, uma vez que no próximo ano os novos caminhões, com motor ciclo diesel, devem ter um aumento de 15% em seu valor. Essa renovação é essencial, tendo em vista o crescimento da economia brasileira.
A grande preocupação para os transportadores é o grande aumento do preço dos caminhões unido ao valor do próprio S50, que também será mais caro. Sem contar que poucos postos terão a capacidade de fornecer esse novo combustível, como já explicamos em nosso texto anterior.
No entanto, a obrigatoriedade de produção desse combustível e fabricação desses novos veículos, deve levar a diminuição dos preços e ao aumento de sua demanda. Ainda mais pelo fato de que a comercialização do diesel S10 já se tornará obrigatória em 2013, sendo também compatível com os tanques de postos, armazenamento de distribuidoras e caminhões do S50. Por isso, mesmo com essas preocupações acredita-se que os investimentos para seguir a nova lei sejam favoráveis em longo prazo.