Pode ou não pode: mitos e verdades sobre as leis de trânsito

 

Para tirar a primeira Carteira de Habilitação (CNH), todos nós passamos por dois tipos de cursos: o teórico e o prático. Aprendemos sobre direção defensiva, conceitos mecânicos, ecologia e legislação. Porém, sempre fica aquela incerteza sobre o que é permitido ou não ao dirigir e quais medidas tomar. Mitos e verdades giram em torno do assunto: dirigir sem camisa, descalço ou com apenas uma mão no volante são algumas dúvidas recorrentes. Chega de papo e vamos entender!

Dirigir com apenas uma mão no volante é considerado como infração média, portanto não é permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O condutor estará sujeito à punição de quatro pontos na carteira, mais o pagamento de multa de R$ 85,13. É permitido guiar o volante com uma mão apenas para fazer sinais regulamentares, mudar a marcha ou acionar equipamentos e acessórios do veículo. O condutor que for flagrado dirigindo com o braço do lado de fora também estará cometendo infração média e estará sujeito às mesmas punições.

A legislação não prevê punição para quem dirigir com os pés descalços. Porém, não é permitido o uso de calçados que não se firmem nos pés ou que comprometam a utilização dos pedais do automóvel. Chinelos, tamancos e salto alto não são permitidos, pois prejudicam a perícia do condutor na hora de dirigir. É importante ressaltar que não basta apenas observar o que diz a lei, é preciso analisar se o sapato é confortável e seguro. Para esse caso, a infração também é média: multa no valor de R$ 85,13 e quatro pontos na CNH.

A ausência da camiseta é permitida ao conduzir o veículo. Nada é mencionado ou citado pela legislação, portanto, é liberado. Mesmo sem camisa, o motorista deve usar o cinto de segurança. Para casos de gravidez, a direção é liberada, mas não recomendada para gestantes após o sétimo mês. Nesse período, a barriga atrapalha na colocação do cinto, as pernas e os pés ficam inchados e há risco de perda do bebê em eventuais colisões. 

Foto: Terra

2014-04-09T09:31:00-03:009 de abril de 2014|Dicas e Cuidados|

Gostou deste conteúdo da Ruff? Compartilhe:

Precisa de ajuda?

A RUFF, sempre zelando pela integridade de seus negócios, vem por meio deste alertá-los sobre tentativas de FRAUDE que ocorrem no mercado de combustível.

Caso recebam e-mail informando novo boleto e solicitando que desconsiderem o enviado anteriormente pela empresa, desconfiem da idoneidade do teor do mesmo.

Portanto na hipótese de receberem algum e-mail do tipo, favor desconsiderar e entrar em contato imediatamente pelo telefone (19) 2101-7833 ou pelo e-mail [email protected].

Atenção quando realizarem o pagamento de boletos enviados pela RUFF junto com a notas fiscais, ou mesmo por e-mail. No momento do pagamento, após inserir o código de barras, antes de confirmar o pagamento, verifiquem se o beneficiário se está correto.

Lembramos que a RUFF conta ainda com o Portal do Cliente, onde todos os clientes podem verificar notas fiscais, 2a via de boletos e inclusive atualizar boletos vencidos. Caso ainda não possua acesso entrar em contato diretamente com seu vendedor RUFF para obter login/senha e instruções de uso.

Ruff - Energia para Superação