Lei dos Royalties: o que muda na distribuição dos tributos

Os Royalties são tributos pagos mensalmente ao governo federal pelas empresas que extraem petróleo. Eles são usados para compensar os danos ambientais causados pela atividade de extração. Atualmente, os royalties representam 10% do valor do petróleo produzido. Nos blocos do pré-sal serão 15%.

No final de 2012, a presidente Dilma Rousseff sancionou uma nova lei dos royalties. As normas regulamentam a distribuição dos tributos do petróleo e aumentam a parte dos recursos arrecadados que são destinados aos estados e municípios onde não existe produção da matéria-prima. Segundo as novas regras, esses percentuais valerão somente para os blocos a serem leiloados da camada pré-sal.

A nova lei também muda a distribuição dos tributos entre União, estados e municípios. Outra mudança importante é a distribuição da participação especial, tributo pago como reparação de incidentes em grandes campos de extração.

Para os contratos em vigor, celebrados sob regime de concessão, a lei determina a preservação dos percentuais de royalties e participação especial destinados a estados e municípios produtores de blocos em operação. Os novos percentuais valerão para 2013 e sob o regime de partilha. Nesse sistema, vence a licitação a empresa que ofertar maior parcela de óleo para a União, ainda garantindo por lei que a Petrobras participe das operações em todos os blocos.

Um ponto importante da nova lei é a parte que obriga estados e municípios a destinar 100% dos recursos para a área de educação. A ideia dessa nova lei surgiu ainda no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando foi descoberto petróleo na camada pré-sal. Na época, Lula defendeu que os recursos provenientes da extração no pré-sal fossem empregados em benefícios para a população e investidos no setor da educação.

A lei foi sancionada pela presidente, mas ainda aguarda apreciação dos vetos pelo Congresso.

Fonte: G1

 

2013-01-30T17:06:00-02:0030 de janeiro de 2013|Mercado de Combustíveis|

Gostou deste conteúdo da Ruff? Compartilhe:

Precisa de ajuda?

A RUFF, sempre zelando pela integridade de seus negócios, vem por meio deste alertá-los sobre tentativas de FRAUDE que ocorrem no mercado de combustível.

Caso recebam e-mail informando novo boleto e solicitando que desconsiderem o enviado anteriormente pela empresa, desconfiem da idoneidade do teor do mesmo.

Portanto na hipótese de receberem algum e-mail do tipo, favor desconsiderar e entrar em contato imediatamente pelo telefone (19) 2101-7833 ou pelo e-mail [email protected].

Atenção quando realizarem o pagamento de boletos enviados pela RUFF junto com a notas fiscais, ou mesmo por e-mail. No momento do pagamento, após inserir o código de barras, antes de confirmar o pagamento, verifiquem se o beneficiário se está correto.

Lembramos que a RUFF conta ainda com o Portal do Cliente, onde todos os clientes podem verificar notas fiscais, 2a via de boletos e inclusive atualizar boletos vencidos. Caso ainda não possua acesso entrar em contato diretamente com seu vendedor RUFF para obter login/senha e instruções de uso.

Ruff - Energia para Superação