Dicas para treinar os frentistas do seu posto de combustível

Toda empresa precisa fornecer treinamentos aos seus funcionários para que eles sejam mais produtivos e obtenham resultados ainda melhores. Nos postos de combustíveis não é diferente! Existem três tipos de treinamentos essenciais para os frentistas: comercial, financeiro e de segurança. Eles ampliam o conhecimento dos colaboradores e refletem na qualidade do atendimento nos estabelecimentos. Saiba mais!

Treinamento comercial

O treinamento comercial prepara o frentista para atender bem o cliente, já que, na maioria das vezes, ele é o único funcionário com o qual o consumidor tem contato no posto de combustível.

Ensine a importância de realizar as atividades com um sorriso no rosto, o tipo de comunicação verbal e corporal que deve ser utilizada, como oferecer serviços extras, lidar com reclamações e se despedir do cliente. Apesar de parecerem básicas, essas informações são primordiais para um atendimento de qualidade.

Treinamento financeiro

Nessa capacitação é preciso ensinar os funcionários as formas de pagamento aceitas pelo posto, como contabilizar e devolver o troco, registrar os pagamentos, operar e guardar o dinheiro no caixa (caso não tenha nenhum colaborador responsável por essa função no momento).

Você pode criar quadros com um fluxograma das rotinas financeiras e colocá-los em uma parede que todos os frentistas tenham acesso. Assim, eles poderão consultar sempre que surgir alguma dúvida.

Treinamento de segurança

A primeira dica é conscientizar o frentista sobre os cuidados necessários no manuseio dos combustíveis dentro do posto. Mostre a ele o que pode acontecer quando as pessoas usam o celular nas áreas restritas do estabelecimento. Ensine os procedimentos diários de segurança, as recomendações aos clientes no momento de abastecer o carro e o que fazer em caso de acidentes ou emergências.

O estudo e a análise da norma regulamentadora NR 20, que trata da segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis, também é imprescindível e exigido por lei.

Não esqueça: o treinamento e a motivação são a base de uma equipe de sucesso!

2015-09-02T10:06:00-03:002 de setembro de 2015|Dicas e Cuidados|

Gostou deste conteúdo da Ruff? Compartilhe:

Precisa de ajuda?

A RUFF, sempre zelando pela integridade de seus negócios, vem por meio deste alertá-los sobre tentativas de FRAUDE que ocorrem no mercado de combustível.

Caso recebam e-mail informando novo boleto e solicitando que desconsiderem o enviado anteriormente pela empresa, desconfiem da idoneidade do teor do mesmo.

Portanto na hipótese de receberem algum e-mail do tipo, favor desconsiderar e entrar em contato imediatamente pelo telefone (19) 2101-7833 ou pelo e-mail [email protected].

Atenção quando realizarem o pagamento de boletos enviados pela RUFF junto com a notas fiscais, ou mesmo por e-mail. No momento do pagamento, após inserir o código de barras, antes de confirmar o pagamento, verifiquem se o beneficiário se está correto.

Lembramos que a RUFF conta ainda com o Portal do Cliente, onde todos os clientes podem verificar notas fiscais, 2a via de boletos e inclusive atualizar boletos vencidos. Caso ainda não possua acesso entrar em contato diretamente com seu vendedor RUFF para obter login/senha e instruções de uso.

Ruff - Energia para Superação