O que fazer quando o carro for afetado pela enchente

 

Entra ano, sai ano e as fortes chuvas que costumam cair no verão sempre provocam alagamentos em várias partes do país. Cenas de carros submersos no meio de enchentes, não são raras. Para evitar prejuízos, saiba os cuidados necessários com o seu veículo após passar por áreas alagadas!

 

Como passar por alagamentos

Até metade da altura da roda você consegue ter condições de dirigibilidade. A partir daí o carro fica exposto a panes mecânicas. Debaixo de uma enchente é impossível saber os obstáculos, buracos ou sujeiras existentes. Além disso, há a possibilidade do veículo flutuar e ser arrastado pela enxurrada. Agora, se não for possível parar o carro em um local seguro e você tiver que passar por um ponto alagado, siga as dicas abaixo:

– Engate a primeira marcha e só mude quando passar pelo alagamento.

– Mantenha o carro acelerado e controle a velocidade pisando na embreagem.

– Se o escapamento estiver submerso e com ruído diferente, não acelere.

– Caso tenha que parar o veículo, mantenha os pés na embreagem, coloque em ponto morto e pise nos freios com cautela, sempre com o carro acelerado, assim a água não entra no motor. 

 

Como limpar o veículo após um alagamento

Após trafegar ou ter o seu veículo invadido pela água, é preciso fazer uma limpeza geral no automóvel. Caso não seja possível contar com a ajuda de um especialista, tome as seguintes medidas para evitar mais transtornos:

– Desmonte toda a parte interna, inclusive os bancos.

– Retire o carpete e efetue uma limpeza com produtos de combate a bactérias, mofo e germes.

– Remova todo o feltro antirruído do veículo e jogue fora. Após molhar, o feltro perde parte de sua capacidade e torna-se inútil.

– Após a retirada dos carpetes e feltros, lave todo o assoalho com shampoo biodegradável.

– Seque todo o assoalho após a lavagem.

– Cubra-o novamente com um novo feltro antirruído, que é encontrado facilmente em lojas especializadas em produtos automotivos.

– Monte todo o interior do veículo, e fique atento à fixação correta das peças.

 

Vale lembrar que mesmo após atravessar uma enchente com aparente sucesso, não há garantias de que o veículo não tenha sofrido alguma avaria. Atente-se ao comportamento do carro e, em caso de alterações em seu funcionamento procure um mecânico de sua confiança.

 
2016-01-06T13:04:00-02:006 de janeiro de 2016|Dicas e Cuidados|

Gostou deste conteúdo da Ruff? Compartilhe:

Precisa de ajuda?

A RUFF, sempre zelando pela integridade de seus negócios, vem por meio deste alertá-los sobre tentativas de FRAUDE que ocorrem no mercado de combustível.

Caso recebam e-mail informando novo boleto e solicitando que desconsiderem o enviado anteriormente pela empresa, desconfiem da idoneidade do teor do mesmo.

Portanto na hipótese de receberem algum e-mail do tipo, favor desconsiderar e entrar em contato imediatamente pelo telefone (19) 2101-7833 ou pelo e-mail [email protected].

Atenção quando realizarem o pagamento de boletos enviados pela RUFF junto com a notas fiscais, ou mesmo por e-mail. No momento do pagamento, após inserir o código de barras, antes de confirmar o pagamento, verifiquem se o beneficiário se está correto.

Lembramos que a RUFF conta ainda com o Portal do Cliente, onde todos os clientes podem verificar notas fiscais, 2a via de boletos e inclusive atualizar boletos vencidos. Caso ainda não possua acesso entrar em contato diretamente com seu vendedor RUFF para obter login/senha e instruções de uso.

Ruff - Energia para Superação