Conheça os seus direitos ao abastecer

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP) divulgou recentemente os direitos do consumidor na hora do abastecimento através de 10 dicas. Considerando importância desse conteúdo resolvemos ressaltar alguns itens para os clientes e revendedores que acompanham o blog da Ruff. Assim o consumidor conhece seus direitos e os revendedores continuam a acompanhar essas regras. Veja abaixo o que selecionamos.

1. Confira a origem do combustível: O estabelecimento deve deixar clara a procedência de seus produtos. Em postos sem distribuidoras exclusivas, chamados “bandeira branca”, é necessário divulgar em cada bomba a distribuidora que fornece o combustível.

2. Bomba com selo do Inmetro: Caso você desconfie de uma diferença entre a quantidade de combustível que você pagou e a que de fato foi inserida em seu tanque, não hesite em pedir um teste de bomba em sua presença. Sendo obrigatório para todos os postos, o teste de vazão é feito por um representante do estabelecimento, utilizando a medida-padrão de 20 litros certificada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade). A diferença máxima permitida deve ser de 100 ml para mais ou para menos. Se o resultado for maior do que esse limite, entre em contato com a ANP.

3. Peça o teste da proveta: Se você acredita que a qualidade da gasolina foi alterada, peça o “teste de proveta”. Essa verificação mede a porcentagem de etanol misturado a gasolina. Saiba mais sobre o teste na área de Dúvidas Freqüentes da ANP e acesse o link Qualidade dos Combustíveis.

4. Verifique o etanol hidratado: O hidratado deve estar com aparência límpida, isento de impurezas e sem coloração alaranjada. Como a aparência do etanol anidro é alaranjada, essa cor pode significar irregularidade no hidratado. Para saber também se o combustível é ideal para motores, verifique se seu teor alcoólico está entre 95,1% e 96,6% se for comum e entre 95,5% e 97,7% se for premium.

Para ver o conteúdo completo, acesse o site da ANP ou faça download aqui. Caso você suspeite de alguma irregularidade entre em contato com a ANP através de seu site em Fale Conosco ou pelo telefone 0800 970 0267. Ao entrar em contato procure fornecer o maior número de dados possível sobre o estabelecimento, como CNPJ, razão social, endereço e distribuidora. Também vale lembrar que é preciso ter a nota fiscal.

Caso você tenha alguma dúvida sobre qualquer uma das dicas, mande suas perguntas para a Ruff que mandaremos uma resposta para você. Esperamos que com esse conteúdo você possa evitar essas irregularidades e consequentemente ajudar a reduzi-las no país.

2011-08-10T00:00:00-03:0010 de agosto de 2011|Dicas e Cuidados|

Gostou deste conteúdo da Ruff? Compartilhe:

Precisa de ajuda?

A RUFF, sempre zelando pela integridade de seus negócios, vem por meio deste alertá-los sobre tentativas de FRAUDE que ocorrem no mercado de combustível.

Caso recebam e-mail informando novo boleto e solicitando que desconsiderem o enviado anteriormente pela empresa, desconfiem da idoneidade do teor do mesmo.

Portanto na hipótese de receberem algum e-mail do tipo, favor desconsiderar e entrar em contato imediatamente pelo telefone (19) 2101-7833 ou pelo e-mail [email protected].

Atenção quando realizarem o pagamento de boletos enviados pela RUFF junto com a notas fiscais, ou mesmo por e-mail. No momento do pagamento, após inserir o código de barras, antes de confirmar o pagamento, verifiquem se o beneficiário se está correto.

Lembramos que a RUFF conta ainda com o Portal do Cliente, onde todos os clientes podem verificar notas fiscais, 2a via de boletos e inclusive atualizar boletos vencidos. Caso ainda não possua acesso entrar em contato diretamente com seu vendedor RUFF para obter login/senha e instruções de uso.

Ruff - Energia para Superação